Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

22
Jan17

Leite de vaca ou vegetal?

Vanessa Bento

   Já muitos de nós ouvimos dizer que devemos beber leite porque precisamos do cálcio que este tem. Desde sempre que bebemos leite, mas isto está a mudar e eu também.

 

   Sempre bebi leite e gosto, mas tenho tentado substituir este alimento por outro. Vocês devem estar a pensar “porque vais deixar de beber leite se o gostas de beber?”. Bem, tenho vários motivos, o primeiro é porque existe algo na minha alimentação que não deixa o meu organismo funcionar bem e apesar de ainda não saber o que é, decidi experimentar substituir alguns alimentos, a começar pelo leite. E vocês devem estar a perguntar “Então porque não vais ao médico fazer exames?”.  Eu hei de ir ao médico, mas como não é já, até ir vou fazendo algumas experiências alimentares.

 

   Mas não é só por isso que quero deixar de beber leite de vaca, tenho outros motivos como o facto de sermos o único mamífero que bebe leite na idade adulta (não me parece naturalmente normal) e para além disso consumirmos leite de um outro ser vivo (menos sentido me tem feito). Mas além destes motivos, ainda cheguei à conclusão de que a produção de vacas em larga escala (como é feito atualmente) é prejudicial ao nosso ambiente e altera a carne, o leite e todos os seus derivados dada a quantidade de medicação e hormonas, entre outras substâncias químicas, que lhes é dado.

 

   Pronto, já vos disse os motivos pelos quais quero substituir, agora falta saber qual o produto que vai substituir o leite de vaca.

 

   Comecei por experimentar a bebida de soja, mas é terrível em termos de sabor e textura, chegou a deixar-me agoniada. Despois de experimentar também descobri que a soja é muito industrializada, alterada e também a sua produção em larga escala não é boa para o ambiente. E assim, risquei esta alternativa.

 

   Então, decidi experimentar a bebida de amêndoa, mas tal como a bebida de soja não gostei. Quase a desistir, encontrei a bebida de arroz e esta sim consigo beber e até gosto, mas ainda não consigo substituir por completo o leite de vaca, pelo que agora estou em processo. Tenho ideia de que a bebida de aveia também devo conseguir beber, mas ainda não experimentei.

 

   O problema destas bebidas vegetais alternativas ao leite de vaca é o preço. Enquanto compramos um pacote de leite por 0,50€ ou menos, as bebidas vegetais têm um custo superior a 1,50€. Não é nada agradável esta diferença para a nossa carteira. No entanto, com uma breve pesquisa na internet encontrei várias receitas para fazer estas bebidas em casa e digamos que fazer esta bebida com um pacote de aveia ou de arroz deve ficar muito mais barato do que comprar a bebida já feita.

 

   Vou experimentar estas receitas de bebidas vegetais e quando encontrar uma que funcione, coloco aqui no blog. Entretanto, podem sempre fazer a vossa pesquisa pela internet e vão ver a quantidade de receitas que aparecem.

 

E vocês ainda bebem leite de vaca?

 

1 comentário

Comentar post

Pesquisar

Sigam-me

Sobre mim

foto do autor

Facebook

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Translate

Blogs Portugal

Parceiros