Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

25
Mar18

Brunch caseiro e saudável

Vanessa Bento

O fim-de-semana pede um bom brunch!

IMG_4673.JPG

   Este ano rendi-me à moda do brunch e ontem decidi fazer o meu 1º brunch. Claro que tinha de ser saudável, com muito sabor e cor, daqueles que sabem tão bem ver como comer.

 

  Para este brunch decidi preparar 4 entradas saudáveis: Queijo fresco, manteiga de amendoim, hummus de beterraba e (não podia faltar) ovo mexido. 

IMG_4663.JPG

 

  O queijo fresco e a manteiga de amendoim não foram feitos por mim, apesar de saber fazer a manteiga (podem ver aqui como faço) esta foi-me oferecida e é ótima, super saudável e sem ingredientes desnecessários. Eu recomendo completamente, é de uma marca portuguesa, a Biomit e merece todo o destaque.

  O hummus de beterraba e os ovos mexidos foram feitos na hora e vou vos explicar como fiz. Os ovos mexidos todos sabemos fazer, mas eu usei um truque para eles ficarem fofinhos, coloquei um fio de leite e bati bem o ovo com o leite antes de colocar na frigideira. Também adicionei especiarias para dar um sabor extra, mas isso é opcional.

  Para o hummus de beterraba usei 4 ou 5 colheres de sopa de grão pré-cozido e 1/4 de beterraba, também pré cozida. Coloquei os dois numa panela com água e deixei ferver, depois reduzi-os a puré com uma varinha mágica, juntei alho bem picado, algumas especiarias (pimenta caiena e noz moscada) e um pouco de limão.

 

  Depois das entradas vem o prato principal e eu optei por uma mini quiche com base de batata doce.

IMG_4660.JPG

 

  Para a base da quiche (2 mini quiches) precisei de uma forma de tarte pequena, de 1 batata e meia, um pouco de leite e manteiga e um pouco de farinha (usei farinha de espelta). A sua confeção é simples, cozem-se as batatas e fazemos um puré, adicionamos um pouco de farinha para ganhar mais consistência e colocamos numa forma previamente untada de forma a cobrir toda a base. Depois leva-se ao forno até ficar mais seca.

  Enquanto a base esteve no forno comecei a preparar o recheio da quiche. Para tal, precisei de espinafres (dois punhados +/-), 4 cogumelos frescos, uma cebola, 1 ovo e 1 pacote de nata de soja light. Cozi os espinafres numa panela com água e um pouco de sal. Depois piquei uma cebola e salteei com os cogumelos numa frigideira. Numa tigela bati o ovo, juntei os preparados anteriores e misturei as natas. Não se esqueçam de colocar especiarias e um pouco de sal. Coloquei esta mistura sobre a base de batata doce e levei ao forno até estar tudo cozido (usei a técnica do palito para saber quando estavam prontas).

  Servi a quiche acompanhada com salada.

 

  Não pensem que acabou aqui o brunch, porque ainda faltam mais duas coisas: O iogurte com granola e frutos vermelhos e as panquecas.

IMG_4670.JPG

  

  O iogurte foi com toda a certeza o mais fácil e rápido de preparar. Só precisei de colocar 3 ou 4 colheres de sopa de iogurte grego natural light numa taça, juntar um pouco da minha granola caseira (podem ver aqui como faço) e uns frutos vermelhos já lavados. 

 

Dica: Se acham este iogurte azedo coloquem uma colher de mel ou de geleia.

 

IMG_4657.JPG

 

  Para fazer as panquecas é preciso um ovo, leite e farinha de espelta (também podia ser de aveia). Não vos consigo dizer as quantidades certas de farinha e de leite porque faço sempre a olho, mas mistura-se tudo até ter uma boa consistência (nem demasiado liquido nem demasiado grosso). Depois é só colocar um pouco de cada vez numa frigideira anti-aderente, deixar cozer de um lado e virar. Quando estiverem prontas servem-se empilhadas e acompanhadas por um pouco de mel e fruta, optei por morangos e kiwi.

 

  Por fim, falta só falar-vos das bebidas. Para acompanhar este belo brunch não havia nada melhor do que um bom chá de maçã e canela e um sumo natural. Optei por um sumo de origem portuguesa e 100% natural de maçã e cenoura, é do Copa e podem encontrar nos hipermercados.

 

E vocês sentem vontade de se aventurarem a fazer o vosso brunch?  

 

Pesquisar

Sigam-me

Sobre mim

foto do autor

Facebook

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Translate

Blogs Portugal

Parceiros