Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

02
Mar17

Alimentação biológica

Vanessa Bento

women-2028914_1920.jpg

   Muito se tem vindo a falar da alimentação biológica e dos alimentos biológicos, mas será que sabe o que difere o biológico do convencional?

 

 

   De modo resumido a produção biológica é um sistema de produção de base ecológica, não usando pesticidas ou fertilizantes químicos, antibióticos, hormonas de crescimento ou aditivos alimentares, nem faz modificações genéticas aos alimentos. Ou seja, é uma prática agrícola que tem em conta a melhoria da fertilidade do solo, o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola e a qualidade ambiental, o bem-estar animal e a saúde humana.

 

   Em termos nutricionais, vários estudos têm revelado que, não existem diferenças entre os alimentos biológicos e os outros, contudo os alimentos biológicos têm a vantagem de serem mais “limpos” de tudo o que não é natural, sendo mais benéfico para o nosso organismo.

 

   Vocês devem estar a pensar, “Mas se os solos já estão contaminados com a quantidade de pesticidas e poluentes que infelizmente existem no nosso meio ambiente, como podemos dizer que o alimento é realmente biológico?”

 

   Pois bem, os alimentos certificados como bio não são necessariamente “limpos” de tudo, até porque como estão a pensar, e com razão, estes podem estar contaminados, só que a quantidade destes químicos é residual, respeitando os parâmetros da UE que definem se o alimento é ou não biológico.

 

   Por outro lado, os alimentos biológicos respeitam as fases de crescimento e as épocas de plantação, o que faz com que estes sejam mais saborosos.

 

   Podem-me dizer, “Mas eles são caros”, são sim senhora. São mais caros do que os outros, mas é um investimento que fazemos para a nossa saúde e também para a saúde do nosso planeta.

 

   Uma boa notícia, é que os supermercados e mercados bio são cada vez mais comuns, havendo já câmaras municipais a organizar mercados biológicos semanais, tornando mais fácil o nosso acesso a produtos biológicos.

 

Pesquisar

Sigam-me

Sobre mim

foto do autor

Facebook

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Translate

Blogs Portugal

Parceiros