Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

23
Set17

A minha manteiga de amendoím

Vanessa Bento

    Hoje é dia de reabastecer o stock de manteiga de amendoim e granola cá de casa. Já partilhei convosco como faço a granola (podem rever aqui) e hoje venho partilhar a minha receita de manteiga de amendoim.

 

  Hoje em dia, falamos muito de manteiga de frutos secos como alternativa às manteigas feitas de leite ou de óleos vegetais. Porém, surge muitas vezes a dúvida se a manteiga de amendoim engorda e se será assim tão boa para a nossa saúde.

 

  Pois é, eu própria tenho esta dúvida. Mas, se pararmos para pensar o truque está em consumir tudo com conta e medida. Claro que, entre a manteiga de amendoim e a manteiga de amêndoa, a de amêndoa poderá ser mais benéfica para a nossa saúde porque o amendoim pode não ser a melhor opção para o nosso intestino. Mas, se pensarmos entre manteigas vegetais ou animais e manteigas de frutos secos, venham as manteigas de frutos secos, porque são feitas de uma gordura mais saudável e saciam mais a fome. 

 

  Para quem pretende comprar manteiga de frutos secos, procurem as que tiverem nos seus ingredientes apenas o fruto seco em causa (ex: 100% amendoim). Se tal como eu, querem fazer em casa e saber exatamente o que estão a consumir, aqui está a minha receita.

 

Ingredientes:

  Amendoim com casca

  Uma colher de chá de mel (se necessário)

  Uma colher de chá de óleo de coco (se necessário)

  Uma pitada de sal (se necessário)

 

Preparação:

  Comece por descascar os amendoins e colocá-los numa travessa para levar ao forno. Quando tiver a quantidade que pretende, leve a travessa ao forno para aquecer os amendoins de forma a que estes libertem o seu óleo e torne a nossa manteiga mais cremosa e facilite a sua confeção.

  Quando os amendoins já estiverem a libertar o óleo, retire-os do forno e triture-os num robot de cozinha, ou num processador de alimentos ou (como eu faço) no triturador da varinha mágica (cada um usa o que tem e se esta for potente faz um bom trabalho).

  Agora, esteja atento pois tem de ir mexendo para que os amendoins não fiquem colados nas paredes do processador. Quando estiver próximo da consistência de manteiga prove e se achar necessário coloque o sal, o óleo de coco e o mel.

  Reserve num frasco e deixe arrefecer antes de o colocar no frigorifico. 

 

Sugestão: Reserve no frigorifico para que esta não se estrague tão depressa.

 

Pesquisar

Sigam-me

Sobre mim

foto do autor

Facebook

Instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Translate

Blogs Portugal

Parceiros