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Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

Bom dia Filipina

by Vanessa Bento

29
Mar17

À conversa com uma Personal Trainer

Vanessa Bento

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 Vocês já sabem que tento manter-me ativa fisicamente, mas não é por isso que sou uma expert no assunto, por isso hoje trago-vos uma pequena entrevista com a minha instrutora de fitness, a Iara Jorge Morais. Posso dizer que é das melhores e não dá para ficar indiferente aos seus treinos.

Podem encontra-la no ginásio Sun Fitness da Charneca de Caparica, Almada.

 

 1.Fala-nos um pouco sobre o teu percurso, o que te levou a ser PT e instrutora de fitness?

 

"Sempre gostei muito de desporto e dança. Ainda bem pequena comecei com o Ballet e Karaté e um pouco mais tarde inscrevi-me num ginásio e fui para um grupo de dança. Desde então a paixão foi crescendo. Aos 16 anos comecei a dar aulas de dança no pavilhão da escola e comecei a fazer algumas substituições da minha professora de dança no ginásio. Foi nessa altura que percebi que era isso que queria fazer. Tirei Nutrição e em simultâneo várias formações na área do fitness: atividades de grupo, PT, musculação, etc. Comecei logo a estagiar e a trabalhar em ginásios até que consegui abrir o meu. É o que faço até hoje e adoro!"

 

2. Quais são os exercícios que não podem faltar num treino?

 

"Depende do tipo de treino, mas falando de por exemplo um treino de Glúteos -dos meus preferidos (risos) - existem exercícios que proporcionam melhores resultados, uma vez que trabalham mais massa muscular e, portanto, auxiliam num maior gasto energético. Como por exemplo: agachamentos, lunges, kickbacks, afundos, etc."

 

3. Responde sinceramente, com tantas as aulas que dás, ainda sentes vontade de fazer exercício?

 

"Sinceramente? Sinto, é verdade que dou imensas aulas por semana mas não perco a vontade nem o gosto pelo exercício, pelo contrário. Só não treino mais porque preciso de descansar."

 

4. Como é que te motivas para os treinos?

 

"Boa pergunta (risos). Acho que a motivação vive em mim, não procuro formas de me motivar, procuro formas de motivar os outros e isso acaba por me motivar também."

 

5. Sei que decidiste eliminar os alimentos de origem animal da tua alimentação, o que te levou a tomar essa decisão? E o que mudou em ti quando fizeste essa alteração alimentar?

 

"Na verdade, essa decisão já devia ter sido tomada há mais tempo, mas nunca é tarde. Tomei essa decisão porque não acho justo os animais morrerem para nos alimentarmos. Temos tanto alimento bom e mais saudável, então porque sacrifica-los? Eles são tão fofinhos, adoro-os a todos e não conseguia mais continuar com essa alimentação.

O que mudou? Estou muito feliz e aliviada e isso é tão bom, por outro lado sinto-me e estou mais saudável. Recomendo."

 

6. O que aconselhas a comer antes e depois de um treino?

 

"Uma recomendação essencial: reforçar a ingestão de água! Durante exercício são muitas as perdas de água e é importante repô-la para evitar a desidratação. Por isso devemos beber bastante antes, durante e após.

A refeição pré-treino tem como objetivo fornecer a energia necessária para a fadiga muscular e maximizar o seu desempenho. Aconselho alimentos ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico. O mais indicado é evitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras ou fibras nas 2-3 horas que antecedem o Treino por serem de digestão demorada e podem causar mal-estar. Opções: Aveia, fruta, pão escuro ou barra de cereais.

Após o treino os níveis de energia devem ser repostos, sendo assim o ideal é ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono. A ingestão de cereais integrais naturalmente ricos em vitaminas e minerais e com uma quantidade apreciável de proteína é fundamental para a reposição de energia e reconstrução do tecido muscular.  Opções: 1-2 peças de fruta, frutos secos, ovo ou batata doce."

 

7.Que tipo de treino aconselhas às pessoas que querem perder peso?

 

"Treino Cardiovascular." 

 

8. Quais são as tuas sugestões para quem está a começar agora a fazer algum tipo de atividade física?

 

"Primeira sugestão: não pensar sequer em desistir. Aconselho sempre que optem por fazer aquilo que mais gostam, se for dança que sejam aulas de dança, se for corrida que seja corrida, se for Pilates que seja Pilates, mas fazerem regularmente, com determinação! Com o tempo o corpo vai se habituando e fica tudo tão mais fácil. Para mim exercício físico e como escovar os dentes: temos que o fazer sempre, caso contrário surgem problemas pequenos que se tornam graves. A alimentação saudável aliada ao exercício físico é o melhor estilo de vida."

 

Facebook: SunFitness

 

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